Guarda-roupa retrô: peça-chave do seu quarto vintage

Tendência na decoração, o estilo vintage te convida para uma viagem no tempo. Saiba como decorar o seu quarto dessa maneira.

A decoração vintage está em alta. Seja em estabelecimentos comerciais ou imóveis residenciais, vemos, cada vez mais, pessoas optando por móveis, itens de decoração e mesmo cores que remetem à estética de algumas décadas atrás. O saudosismo do passado é uma verdadeira viagem no tempo que traz a sensação de conforto e nostalgia.

Para quem quer embarcar nessa tendência na hora de decorar o quarto, algo essencial a ser considerado são os tipos de guarda-roupas que combinam com o estilo. Com a estética retrô em alta, é bem fácil encontrar belos modelos, novos ou antigos, que satisfaçam esse desejo. Na hora de escolher o modelo ideal de guarda-roupa para o seu quarto vintage, porém, algumas observações devem ser feitas.

Comprando um novo guarda-roupa retrô

A dica básica para comprar qualquer móvel é saber as medidas do espaço do cômodo para entender quais itens, de fato, cabem ali. No caso do guarda-roupa, é importante que se tenha pelo menos um metro de distância entre a abertura de suas portas e o item mais próximo dele. Isso facilita a locomoção e evita acidentes.

Feito isso, é a hora de escolher o modelo. Uma vantagem de se comprar um modelo novo e desenhado no estilo vintage, é que você terá uma gama de opções maior, com diversos tamanhos e opções de cores. Existem, aliás, lojas de móveis novos especializadas no estilo retrô e esta é uma boa solução para quem busca armário nesse estilo. 

Além disso, lojas especializadas, geralmente, contam com profissionais treinados para te instruir e te apresentar as maiores tendências do momento na decoração retrô. Móveis com pés palito e quinas arredondadas, por exemplo, estão entre os detalhes favoritos de quem busca esse estilo de decoração.

Garimpando uma peça antiga

Outra ótima opção para quem pretende investir na decoração vintage do quarto é garimpar peças antigas, seja pela economia ou pelo apreço a uma determinada época. Como muitas das peças antigas são feitas em madeira resistente, como a sucupira, as chances são de você encontrar belos modelos em ótimo estado de conservação.

Aqui vale, mais uma vez e antes de mais nada, saber bem as medidas do seu quarto e o espaço que você pretende destinar ao móvel. Apesar do charme que o guarda-roupa garimpado dará ao seu quarto, é importante lembrar de que estes modelos, por não serem mais produzidos, dificilmente serão achados em tamanhos diversos. Isso porque mesmo a ideia de padrões das medidas ideais desse tipo de mobília eram bem diferentes há algumas décadas.

Para quem quer economizar ainda mais, uma boa dica é comprar modelos que precisam de pequenos reparos. Mesmo uma dobradiça fora do lugar, facilmente reparável, poderá ser uma oportunidade para você pedir um desconto e conseguir um bom preço. De toda forma, é essencial que se entenda se a madeira está em boas condições, sem nenhum tipo de praga, como os cupins, corroendo seu material.

Quem gosta de itens customizados também poderá apostar sem medo em guarda-roupas antigos, especialmente os que são feitos com peças grossas de madeira. Entre as diversas possibilidades do que se fazer, seu móvel poderá ganhar uma nova cor de tinta ou mesmo ser totalmente descascado e envernizado em seguida, sendo esta última opção uma boa saída para quem gosta do estilo vintage rústico.

A dica final para quem deseja garimpar uma peça antiga é ter paciência. Saiba que achar algo que realmente te agrade pode demandar bastante tempo e muita pesquisa. Visite brechós, antiquários, feiras, tenha em mãos as medidas ideais e saiba o quanto quer gastar.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*