Destinos históricos para você conhecer no Brasil

Descubra locais que guardam cenários que são um verdadeiro retorno ao passado do país.

A história do Brasil não ficou guardada apenas nos livros e também pode ser recordada em ruas de pedras, monumentos e edifícios preservados por todo o território nacional em cidades históricas, que são verdadeiros “museus a céu aberto” para os turistas. 

A seguir, fizemos uma lista com as principais cidades brasileiras que vão te proporcionar esse retorno ao passado para você entender a história do nosso país até os dias de hoje. Leia as informações com atenção e escolha o melhor destino de viagem para você embarcar. 

Região Sudeste  

Diamantina (MG) 

Minas Gerais tem o maior acervo de pontos históricos do país, e Diamantina está entre os principais destinos do estado para quem deseja fazer uma viagem ao passado. Com seus becos e vielas, o município já foi declarado Patrimônio da Humanidade e é a terra natal de Juscelino Kubitschek.    

Mariana (MG)

Mariana foi considerada a cidade mineira mais rica do Ciclo do Ouro. Ela é um dos destinos que fazem parte da Estrada Real, onde os turistas podem reviver a história do Brasil Colônia. Entre suas principais atrações estão as igrejas de São Francisco de Assis e de Nossa Senhora do Carmo.   

Ouro Preto (MG)

Quem quer recordar o passado do país não pode deixar de conhecer Ouro Preto. Seu conjunto arquitetônico e suas ruas conservadas guardam memórias importantes da história do Brasil. Se for à cidade, não perca a oportunidade de passear de trem até Mariana.   

Petrópolis (RJ) 

Quando veio para o Brasil, Dom Pedro II se encantou com a região serrana do Rio  de Janeiro e construiu ali um império. Hoje, ao visitar Petrópolis, você confere de perto todas essas relíquias construídas durante o Segundo Reinado. 

Paraty (RJ) 

A exploração da cana-de-açúcar também deixou verdadeiros patrimônios históricos e um deles é o município de Paraty. Construído em volta da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, o município conserva muitos casarões e monumentos da época em que era um dos principais polos econômicos do Brasil. 

Região Nordeste

Olinda (PE)

Ao andar por Olinda, os turistas vão cruzar com obras da arquitetura que fazem parte da história colonial do país. Muitos deles já passaram por restaurações, pois foram destruídos na invasão dos holandeses no século XVIII. 

Salvador (BA) 

Se está em busca de visitar os destinos históricos do Brasil, não se esqueça de incluir Salvador na sua lista, afinal, essa cidade foi a primeira capital do país e tem muita história para contar. Um dos fatos marcantes do seu passado é que o primeiro mercado escravo da América Latina foi fundado ali.    

Porto Seguro (BA)

Toda a história do Brasil começou em Porto Seguro, por isso esse município não pode ficar de fora do roteiro. Hoje, ele ainda preserva construções da época do descobrimento, inclusive, é possível visitar as ruínas da igreja onde a primeira missa no país foi celebrada. 

São Luís (MA)

Diferentemente de muitos outros locais do Brasil, São Luís foi colonizada pelos franceses, que deixaram sua marca na arquitetura local. Para conhecer essas construções, basta fazer um passeio pelos casarões do Centro Histórico que recordam o passado. 

Região Sul

São Miguel das Missões (RS)

Quando vieram ao Brasil, os portugueses demoraram para chegar à Região Sul, por isso há menos pontos históricos nessa área do que nos outros estados. Mas, em São Miguel das Missões, você ainda pode ver um espaço essencial para a história do país: as ruínas de uma escola jesuíta, ordem que fez parte do passado brasileiro. 

Antônio Prado (RS) 

Os italianos também construíram a história do Brasil. Se você quer conhecer mais sobre a influência dessa cultura no território nacional, visite a cidade de Antônio Prado. Ela foi a sexta e última colônia de imigração italiana no sul do Brasil e ainda conserva muito da arquitetura passada até hoje.  

Região Norte

Manaus (AM)

Manaus é conhecida como o “coração da Amazônia”, por isso não há dúvidas de que a cidade seja muito importante para a história nacional. Porém, esse município não é apenas natureza. Um passeio pelo Teatro Amazônia ou pelo Mercado Municipal Adolpho Lisboa já serão suficientes para te transportar ao passado. 

Porto Velho (RO)

Porto Velho nasceu a partir da fundação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e seu turismo atual está ligado exatamente a essa origem. Se for até lá, aproveite para conhecer o Mercado Municipal, onde você pode experimentar pratos típicos e recordar a história do país. 

Região Centro-Oeste 

Pirenópolis (GO) 

Hoje, Pirenópolis é conhecida pelas cachoeiras e reservas ecológicas, mas, no passado, ela foi abrigo para os bandeirantes. Suas construções clássicas e ruas de pedras estão conservadas e ainda podem ser vistas na cidade. 

Cidade de Goiás (GO) 

Pouco conhecido pelos turistas, Goiás também guarda muitas histórias do passado brasileiro no seu Centro Histórico de casarões e ruas de pedras construídas no século XVIII. Uma das festas tradicionais do município é a Procissão do Fogaréu, que acontece na Semana Santa.  

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*