Cópia de 6 melhores cidades do mundo para andar de bicicleta

Iniciativas mundo afora incentivam moradores a abandonar o carro e a usar a bike como transporte principal

Já pensou em adotar outros meios de transporte além do carro e do ônibus? A possibilidade de alugar bicicletas incentivou diversas pessoas a largar o trânsito e a praticar uma atividade física em horários alternativos, como a ida ao trabalho. Mas, claro, a iniciativa não deve vir apenas do usuário: as cidades precisam oferecer estrutura para que o ciclista possa trafegar com segurança.

Em diversos locais do mundo, a mobilidade suave já é uma realidade. Ciclovias e até estacionamentos próprios para bicicletas são comuns em diversas cidades do continente. Se você pretende viajar e quer se locomover com a bike, conheça seis locais perfeitos mundo afora para visitar:

1. Copenhague, Dinamarca

Conhecida como uma das principais cidades sustentáveis do mundo, a capital da Dinamarca é o paraíso dos ciclistas. Ela está, aliás, anos-luz à frente do mundo no quesito estrutura para o ciclismo.

Atualmente, Copenhague conta com 338 km de ciclovias em ruas planas e bem sinalizadas, garantindo a segurança de quem deseja ter uma vida mais saudável. Além disso, conta com estacionamento e ponte exclusivos para ciclistas. Com uma estrutura tão bem preparada para o ciclista, não é de se espantar que quase metade da população tenha adotado a bicicleta como principal meio de transporte.

Outra proposta ousada da capital dinamarquesa é utilizar o tempo de trajeto de bicicleta como base para todos os sinais de trânsito e projeções de fluxo, em vez de ter como base o carro.

2. Amsterdã, Holanda

Assim como os dinamarqueses, os holandeses são profissionais nas ciclovias. Para se ter uma ideia, em 2019, havia 17 milhões de habitantes e 23 milhões de bicicletas. Uma família costuma ter, em média, três. O país tem também a maior média de bicicletas por habitante: 84% das pessoas utilizam a magrela, com 1,3 veículo por indivíduo. 

No país, a bicicleta pode ser estacionada em qualquer lugar, desde que não haja sinalização indicando que atrapalha os pedestres. Mas a quantidade de bicicletas é tamanha que o país precisou fazer estacionamentos subterrâneos.

Em Amsterdã, todos os trajetos possíveis são feitos na bicicleta. Desde 2018, a cidade constrói uma garagem com capacidade para armazenar 7 mil bicicletas no canal localizado logo em frente à estação de trens. Muita gente, aliás, leva o veículo dentro do trem, mas também pode estacioná-lo na estação.

3. Utrecht, Holanda

Outra cidade holandesa da lista, Utrecht tem um estacionamento subterrâneo para 12,5 mil bicicletas, logo acima da estação central. Com três andares, tem também 700 bicicletas de aluguel e não fecha. É o maior estacionamento do mundo do tipo. 

Além de uma enorme estrutura para ciclistas, Utrecht é quase livre de carros. Portanto, é a cidade perfeita para andar com segurança e desfrutar das belezas naturais.

4. Estrasburgo, França

Como é possível notar, a Europa está muito à frente no que diz respeito à estrutura para o ciclismo. A França não estaria de fora desta lista — Estrasburgo oferece várias ciclovias para que você possa curtir os pontos turísticos com sua magrela. 

Por isso, é considerada a cidade francesa que mais utiliza a bicicleta como meio de transporte oficial — as bikes representam mais de 20% dos deslocamentos diários dentro da cidade. 

Para que isso fosse possível, o governo local investiu em infraestrutura. Estrasburgo conta com mais de 500 km de ciclovia.

5. Eindhoven, Holanda

Mais uma cidade holandesa! Eindhoven conta com uma ponte estaiada e circular chamada Floating Roundabout, que funciona como uma rotatória suspensa pensada especificamente para as bikes. 

6. Malmö, Suécia

Malmö tem Copenhague como referência. Portanto, cria diversas iniciativas para diminuir o uso de carros e incentivar os moradores a se locomover de bicicleta. Além disso, conta com vias exclusivas para bikes com nome próprio, para facilitar a localização via GPS, além de um grande estacionamento e uma excelente infraestrutura para passeios com a magrela.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*