Conheça 3 hábitos para ser mais produtivo no trabalho

Se você trabalha habitualmente 8 horas por dia, talvez seja difícil desenvolver hábitos saudáveis no cotidiano. É comum até fazer hora extra e passar mais tempo no trabalho do que em casa.

Isso pode desencadear quadros de estresse e desgaste enorme. Além de não ter hábitos saudáveis não ser positivo para o corpo nem a mente, isso pode impactar negativamente sua produtividade.

O trabalho não pode ser considerado um fardo. Ter uma rotina estressante pode desencadear várias doenças como depressão, ansiedade, insônia e até pressão alta.

De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a concessão de auxílio-doença por transtornos de ansiedade aumentou 17% em 4 anos. Ainda mais, 75 mil brasileiros foram afastados do trabalho por depressão.

Para que um quadro assim não seja desenvolvido por você, o ideal é manter hábitos saudáveis básicos para melhorar o bem-estar na vida. Consequentemente, você vai melhorar sua relação com o trabalho. Conheça 3 hábitos para ser mais produtivo no trabalho.

1 – Beber água

Esse hábito parece simples, mas a população não ingere a quantidade necessária de água por dia. Manter a hidratação ideal faz o seu cérebro permanecer produtivo e ativo, além de trazer outros benefícios como: melhor absorção de vitaminas, aumento da resistência física, melhora no transporte de nutrientes, proteção do coração, prevenção de câimbras e controle da pressão sanguínea.

Você pode deixar uma garrafa ou um copo de alumínio personalizado perto de você em seu local de trabalho. Caso você tenha dificuldades em adquirir esse hábito, ajuste seu alarme para disparar a cada uma hora ou baixe um aplicativo para lembrá-lo de tomar água.

2 – Praticar atividades físicas

Praticar exercícios físicos está entre os hábitos mais saudáveis que você pode adquirir. Realizar atividades físicas ajuda a melhorar a qualidade de vida, além de prevenir doenças, causar bem-estar e gerar descargas de adrenalina para dar ânimo nas atividades do cotidiano.

Se você trabalha o dia todo, colocar em prática uma atividade física por ser difícil. Por isso, não comece nenhum exercício físico com cobrança interna ou por pressão.

Procure uma atividade física que você gosta de realizar. Comece aos poucos, uma ou duas vezes na semana. Utilize roupas apropriadas. Dessa forma, você vai criar um hábito saudável sem estresse.

3 – Ter qualidade de sono e dormir bem

A falta de um sono reparador está diretamente ligada à insatisfação com o trabalho. Dormir mal é muito prejudicial para a saúde. Alguns estudos já provaram que dormir mal gera consequências na atenção, no enfraquecimento do sistema imunológico, no descontrole de emoções, causa problemas de memória e aumenta o risco de doenças como câncer, obesidade e derrame cerebral.

Por isso, é imprescindível ter uma boa noite de sono todos os dias. Crie hábitos saudáveis para melhorar a qualidade do seu sono. Fique longe de aparelhos como TV e celular antes de dormir e coma apenas refeições leves. Caso você não consiga desligar para dormir, você pode recorrer à meditação.

Dessa forma, você terá mais qualidade de vida e consequentemente, será mais produtivo no trabalho.

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