Vai acampar? Saiba o que levar na mochila

O passatempo é uma ótima opção para quem gosta de viajar e aproveitar o contato direto com a natureza. Veja os itens que não podem faltar na sua mala!

É difícil encontrar quem não goste de viajar, conhecer novos lugares, culturas e pessoas. Existem muitos modos de viajar e acampar é a melhor opção para aqueles que gostam de relaxar com um contato mais intenso com a natureza.

A preparação da bagagem de qualquer viagem depende de alguns fatores, como sua duração e o destino. Se o passeio é longo, por exemplo, é necessário levar mais roupas. Se o local escolhido é em região montanhosa, é bom caprichar nos tênis e roupas de proteção térmica para as temperaturas frias da noite. 

Em um acampamento, os itens mais importantes da sua viagem podem ser diferentes em relação aos destinos e hospedagens convencionais. Se você quer acampar mas está em dúvida sobre o que levar, veja alguns objetos essenciais que não podem faltar na sua mala.

Barraca

Esse é o item número um para quem vai acampar. Existem diversos tipos de barracas, o que pode tornar a escolha mais desafiadora. O primeiro fator para considerar antes de comprá-la é: quantas pessoas vão viajar?

Casais podem levar uma barraca simples e menor (tipo iglu). Se a viagem é em família, é recomendado investir em barracas maiores e com duas entradas para facilitar a movimentação das pessoas.

É importante ver na loja como é a barraca montada para verificar se as promessas do fabricante são cumpridas e se os viajantes não ficarão desconfortáveis. Note também como é o fecho da barraca: os de velcro são uma boa opção para não correr o risco do zíper quebrar e você dormir com a barraca aberta.

Além disso, o recomendado é comprar uma barraca com espaço para uma pessoa a mais do que o número de viajantes. Isso evita que você tenha problemas com espaço e ainda permite colocar as malas no interior da barraca durante a noite com conforto.

Fogareiro

Esse item é fundamental para quem gosta de preparar a própria comida ao acampar, acompanhado por uma bela fogueira. Apesar de todo camping oferecer um espaço comum de cozinha, ter seus próprios utensílios agiliza a preparação das refeições.

Além de faca, garfo e colher, um fogareiro conta com pequenos pratos, copos e algumas panelas. É preciso também adquirir vasilhames pequenos de gás, que sejam compatíveis com o modelo do seu fogareiro.

Outro item importante para levar com o fogareiro é uma boa garrafa de água. Ela pode ser usada nos passeios e trilhas ou durante a madrugada, para que não seja necessário sair da barraca caso sinta sede.

Colchão inflável

Esse é outro item fundamental. O colchão inflável é uma opção confortável e compacta, características essenciais em qualquer viagem, principalmente ao acampar. 

O melhor é buscar os colchões que vêm com enchedor automático, que torna a tarefa de inflar mais fácil e rápida. Outro modelo é aquele em que você deve pisar no enchedor, exigindo um pouco mais de energia e tempo.

Uma desvantagem deste colchão é a necessidade de enchê-lo novamente com o uso e o passar do tempo, além da possibilidade dele furar. Se você não quer correr esse risco, outra opção é investir em sacos de dormir, que também oferecem bom conforto térmico.

Travesseiros e lanternas

Não se esqueça de levantar travesseiros confortáveis: eles serão fundamentais para permitir uma boa noite de sono e garantir que você recarregue as energias para os passeios do dia seguinte.

Outros itens importantes que podem passar despercebidos são: lanternas, carregadores portáteis para o celular, extensões, guarda-chuva, toalha e itens de higiene como shampoo, condicionador e papel higiênico.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*