O cão não quer dormir sozinho? Saiba como lidar

Algumas estratégias podem te ajudar a ensinar o animal a passar a noite em sua própria cama

Um dos maiores desafios de quem adota um cachorro é educar o animal para que ele durma sozinho. Quem nunca passou por uma noite mal dormida porque o cão estava latindo ou choramingando provavelmente nunca adotou um filhote.

E é aí que muitos tutores cometem o erro de levar o animal para dormir em sua cama. Essa nunca é uma boa ideia, a não ser que o seu plano seja manter esse hábito. O recomendado é investir em uma caminha para cachorro e incentivar o pet a dormir nela desde os primeiros dias.

Sabedoria é aproveitar a fase de adaptação

Quando um cachorro chega a um novo lar, ele terá de se adaptar a muitas novidades. Essa é uma coisa que as pessoas não costumam te contar, mas é quase certo que os primeiros dias serão difíceis. 

É muito provável que vocês tenham alguns problemas e muito choro até que o animal aprenda as regras da casa. Por conta disso, muita gente acha que é melhor fazer uma coisa de cada vez, mas a verdade é que é muito mais fácil fazer tudo de uma vez só.

Isso quer dizer que é uma boa ideia ensinar ao mesmo tempo onde o animal deve fazer as necessidades e quais são os horários das refeições, das brincadeiras, dos passeios e também do sono, tanto a hora de ir para a cama quanto onde ele deve dormir.

Aliás, assim como com as crianças, a melhor fase para ensinar a dormir na própria cama é enquanto os cachorros são pequenos. É difícil resistir à fofura deles, mas todo bom educador precisa conseguir fazer isso.

O seu cachorro já é adulto ou você está no grupo das pessoas que começaram fazendo errado? Calma, isso não quer dizer que o problema não tem solução, só pode ser um pouco mais difícil. As dicas a seguir vão te ajudar.

Compre uma caminha aconchegante

Se você não quer que o animal durma na sua cama ou no seu quarto, precisa oferecer uma caminha para ele. É importante escolher um modelo que tenha tamanho adequado e, de preferência, ofereça conforto para o animal. Incrementar o acessório com uma cobertinha pode ajudar a fazê-lo se sentir bem lá.

Escolha bem onde ela vai ficar

A localização da caminha também faz muita diferença para que o animal se acostume a ela. É importante que ela fique em um ambiente da casa onde ele tenha alguma privacidade e se sinta seguro. Se você não se importa, pode até mesmo ser no seu quarto, pois com certeza ele vai se sentir melhor perto de você.

Use alguma roupa velha sua

Os cachorros se orientam bastante pelo cheiro e sentir o seu na caminha dele pode ser o que ele precisa para conseguir dormir. Por isso, pode ser uma boa ideia colocar alguma roupa velha sua para ele se aconchegar na caminha.

Tenha firmeza

Essa é uma regra básica de educação. Se você ceder porque o animal chorou, ele vai saber que na próxima vez é só chorar para conseguir novamente. Especialmente se o cão já tem o hábito de dormir com você, é necessário desestimular esse hábito. 

Como fazer isso? Basicamente, você vai precisar falar com voz firme e ignorar os pedidos do animal. Isso pode partir o coração no começo, mas com o tempo ele vai se acostumar e parar de chorar.

Compre alguns brinquedos

Colocar alguns brinquedos, como bichinhos de pelúcia ou mordedores, na cama do pet podem ajudá-lo a se interessar pelo local e a se acostumar com ele. O problema é que ele pode se apegar aos objetos e só dormir na caminha se estiver com eles.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*