História da Quinta da Boa Vista, parque carioca cheio de memórias

Conheça o espaço que fez parte da vida de muitos cariocas.

A Quinta da Boa Vista faz parte da história do Rio de Janeiro desde o período colonial. Antes de se tornar um dos maiores e mais reconhecidos parques urbanos do estado, a Quinta da Boa Vista abrigou a família real durante o século XIX. 

Para os amantes da história nacional, o parque é uma parada obrigatória durante a viagem pelo Rio de Janeiro. Localizado a cerca de 3 horas de Cabo Frio, o ponto turístico possui fácil acesso através do trajeto rodoviário de Cabo Frio a Rio de Janeiro

História da Quinta da Boa Vista

Apesar da aparência moderna, a Quinta da Boa Vista faz parte da história do Rio de Janeiro desde o século XVII, quando ainda era uma fazenda. Nos próximos séculos, o ambiente se tornou propriedade da família real. Foi só a partir do século XIX que as reformas no casarão tiveram início para se adequar à chegada da família. 

A introdução do portal na entrada existe até os dias atuais. A organização da parte interna do ambiente e a presença do paisagismo representam algumas das mudanças que ocorreram para que a Quinta da Boa Vista se assemelhasse cada vez mais ao que conhecemos hoje em dia. 

Passeios ao ar livre

Atualmente o parque conta com opções de passeio ao ar livre para toda a família. O mais procurado é o piquenique, que atrai moradores e turistas de todas as idades. Quem quiser desfrutar dessa atividade precisa se preparar levando alimentos leves e uma toalha ou canga para se sentar confortavelmente no gramado. 

As atrações destinadas aos jovens e crianças são o caiaque, pedalinho e as quadras poliesportivas distribuídas pelo parque. É comum observar as crianças se divertirem no lago enquanto os jovens praticam esportes nas quadras, principalmente durante os finais de semana. 

BioParque

Conhecido também como zoológico da Quinta da Boa Vista, o BioParque se apresenta como um ambiente de conservação da vida animal, onde o bem-estar vem em primeiro lugar. Esse novo conceito atrai os turistas que procuram se conectar com a natureza de forma consciente e sustentável. 

Para conhecer os animais, é preciso adquirir o ingresso antecipadamente pelo site. Os valores variam de R$20,00 (meia-entrada) a R$40,00 (entrada comum), sendo isentas do pagamento apenas as crianças de até 2 anos e 11 meses. O BioParque funciona diariamente das 09:00 às 17:00 e o último horário para a entrada dos visitantes é às 16:00.

Museu Nacional

O Museu Nacional, também conhecido como Museu da Quinta da Boa Vista existe desde o ano de 1818 e já atraiu milhares de turistas e moradores da região. Entretanto, o Museu sofreu um incêndio em 2018, responsável por ocasionar seu fechamento por tempo indeterminado. Atualmente, a estrutura passa pelo processo de restauração, com o objetivo de recuperar o ponto turístico e histórico da cidade. 

Informações de acesso

O parque fica localizado próximo à estação de metrô de São Cristóvão, facilitando a locomoção nos dias de maior movimento. Chegando ao local, é possível acessar a área do parque gratuitamente das 06:00 às 17:00. É importante se informar antecipadamente sobre atrações pagas, como o BioParque. Com as novas medidas de segurança adotadas durante a pandemia, o número de visitantes por grupo foi reduzido. Então, antes de planejar os passeios ao ar livre, é prudente verificar quais medidas estão em vigência. 

O que levar ao parque?

  • Alimentos leves para realização de piqueniques;
  • garrafas de água para manter a hidratação;
  • protetor solar, chapéu ou boné para se proteger do sol;
  • documentos pessoais; 
  • toalhas ou cangas para se sentar na grama; 
  • celulares ou câmeras para registrar o passeio. 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*