Benefícios dos playgrounds para crianças

Os espaços destinados ao entretenimento para crianças são muito importantes para o desenvolvimento escolar. Os espaços de lazer contribuem para o desenvolvimento e a formação das crianças através de brincadeiras. Isso é uma forma de aliar o aprendizado com diversão.

No entanto, há alguns cuidados que você deve tomar antes de deixar os pequenos brincarem em playgrounds ou até brinquedos infláveis.

Antes, verifique se os brinquedos possuem Anotação de Responsabilidade Técnica (ART para brinquedos), que é um laudo técnico realizado e assinado por um engenheiro capacitado. Isso oferece a você a certeza de que o brinquedo é seguro.  

Agora conheça os benefícios dos playgrounds para crianças.

1. Estimulação ao convívio social

Quando as crianças brincam juntas, é um estímulo para o convívio e interação social. Espaços como playgrounds e outros de brincar oferecem às suas crianças a oportunidade de desenvolverem características importantes que são parte fundamental da formação social. Dentre as características estão:

  • Aprender a dividir;
  • Aprender a cooperar;
  • Aprender a trabalhar em equipe.

No ambiente escolar, as crianças também aprendem sobre noção de espaço, limites e regras. Os educadores podem analisar atitudes e comportamentos de cada criança para ajudá-los ou orientar os pais em casos de problemas emocionais ou sociais.

2. Incentiva prática de exercícios físicos

Entre as práticas infantis em um playground estão pular, correr, subir e descer escadas e brincar nos diferentes brinquedos do parque. Isso estimula as crianças a não serem sedentárias.

Além disso, a brincadeira em um playground fortalece a musculatura dos ossos, equilibra o sistema respiratório e melhora a coordenação motora e a postura corporal dos pequenos.

3. Valorização do contato com a natureza

O contato da criançada com o verde é fundamental para que elas aprendam a importância da natureza, além de educação sobre uma vida sustentável, com preservação do meio ambiente. Isso torna as crianças mais conscientes ecologicamente.

Além disso, vivenciar experiências ao ar livre pode influenciar no comportamento e na saúde mental e física das crianças. Ainda mais que muitas crianças não têm contato com a natureza fora do playground.

É necessário que exista uma ampliação do contato das crianças com a natureza e isso pode ser conseguido com playgrounds em parques e outros ambientes com verde.

4. Ajuda no desenvolvimento da imaginação

O playground ainda é um local onde as crianças podem explorar muitas cores, formas e texturas diferentes. Assim, elas podem desenvolver a imaginação e a criatividade.

Além disso, brincadeiras em grupo com vários enredos diferentes também estimulam o exercício da imaginação.

5. Aproxima as crianças com a comunidade escolar

Brincar em um playground é muito benéfico para a educação infantil, já que também é uma forma de criar conexão com outros alunos, além de aproximá-los da instituição de ensino. Dessa forma, se o playground está na escola, elas se sentem mais motivadas para estudar. Um playground bem equipado e seguro é um atrativo a mais para a escola.

Conclusão

Um playground, seja em um parque ou na escola, só traz benefícios para as crianças. Não deixe de aproveitá-los, sempre cuidando para que o parquinho tenha o ART em dia. 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*