Dieta: quando ela prejudica a saúde bucal?

Muitas pessoas não sabem, mas dependendo do tipo de dieta seguida, a saúde dos seus dentes pode ser prejudicada ou beneficiada. Isso porque existem alimentos que ajudam a fortalecer a dentição e outros que podem abalar a saúde oral.

É importante saber que a alimentação tem uma relação direta com a saúde bucal. Quando uma pessoa consome alimentos ricos em vitaminas C e D, cálcio e fibras, ajuda a manter os dentes mais saudáveis, combatendo os microorganismos prejudiciais para o organismo.

Porém, quando a pessoa segue uma dieta rica em alimentos gordurosos, açucarados e que contenham muito sódio, pode ocorrer a deficiência de nutrientes que podem prejudicar a saúde bucal.

Entre os problemas bucais que pode ser ocasionados por uma dieta desequilibrada, podemos destacar:

  • Cárie;
  • Gengivite;
  • Periodontite;
  • Mau hálito.

Por isso, quem quer manter os dentes saudáveis e um sorriso bonito utilizando aparelho ortodôntico transparente, deve cuidar muito bem da alimentação, dando prioridade para uma dieta rica em nutrientes, além do consumo adequado de água diariamente. 

Dietas restritivas afetam negativamente a saúde bucal

A alimentação deve ser uma aliada do seu corpo, por isso quando você tem uma dieta balanceada consegue beneficiar seu corpo e organismo como um todo, até mesmo a saúde bucal.

A falta de cuidado com a alimentação, assim como o excesso ou a restrição de alguns alimentos podem fazer muito mal para o seu organismo e, consequentemente, para a sua boca, sendo necessário procurar dentista especializado em canal.

Uma dieta restritiva em nutrientes que são essenciais para o nosso corpo pode contribuir para a formação de placa bacteriana sobre os dentes e a mucosa bucal.

A placa bacteriana é composta por restos de alimentos e uma série de bactérias, das quais produzem uma película pegajosa e transparente.

Através da placa bacteriana podem se originar outros tipos de doenças bucais, como a cárie e a candidose bucal, que podem levar a necessidade de um tratamento de canal ou até mesmo a realizar uma visita em um dentista especializado em gengiva

Dessa forma, é preciso ficar atento e manter o acompanhamentos com os profissionais, como o dentista e o nutricionista, eles irão te ajudar a manter o seu sorriso bonito e uma dieta equilibrada que contribui para a sua saúde bucal.

Alimentos que contribuem para a sua saúde bucal

Como vimos até aqui, a alimentação é um fator muito importante para manter um sorriso bonito e saudável. Diante disso, existem alimentos que podem contribuir positivamente para a saúde bucal e outros que podem prejudicar o seu sorriso. 

Entre os alimentos que podem contribuir para um sorriso saudável, estão:

  • Leite;
  • Gengibre;
  • Maçã;
  • Peixes.

A ingestão de leite contribui para a saúde dos ossos de maneira geral, pois esse alimento conta com uma alta concentração de cálcio, que é um mineral fundamental para o corpo humano. Ele contribui para mineralizar os dentes e fortalecer as estruturas ósseas da boca.

Já o gengibre, pode ser um forte aliado para a saúde dos dentes, pois ele ajuda a combater o mau hálito e evitar infecções de garganta. Esse tipo de planta herbácea pode ser consumido em forma de xarope ou em pequenos pedaços da raiz.

A maçã é um alimento que não pode faltar em uma dieta balanceada, principalmente para quem quer manter um sorriso saudável. Isso porque a maçã estimula o tecido da gengiva e aumenta a produção de saliva, o que evita a proliferação de bactérias. Ficar sentado comendo besteiras e assistindo aos melhores filmes da netflix de ação só vai te fazer mal.

O consumo de peixes, por sua vez, proporciona o consumo de ômega 3, que é uma gordura saudável que ajuda a fortalecer os dentes e aumenta a resistência dos ossos.  Além disso, o alimento contém alto teor de flúor, que atua na prevenção de cáries.

Alimentos que prejudicam a sua saúde bucal

Considerada uma das nêmesis da saúde bucal, as cáries são temidas, mas tratáveis e evitáveis.

Os alimentos ricos em açúcares e carboidratos, quando consumidos em excesso, podem trazer prejuízos para o seu sorriso, podendo te levar até uma clínica implante dentário para fazer tratamento de canal, para a retirada das cáries.

Entre os alimentos e bebidas que podem prejudicar o seu sorriso, podemos destacar:

  • Doces;
  • Café;
  • Frutas ácidas;
  • Alimentos ricos em carboidratos.

Os alimentos e bebidas ricos em açúcar, como bolos e refrigerantes, prejudicam os dentes e gengivas pois levam ao desenvolvimento de bactérias que transformam o açúcar em ácido, o que pode corroer o esmalte dos dentes.

O consumo frequente e em excesso de café mancha os dentes devido ao quão pigmentado é o líquido, o que prejudica o aspecto da boca e pode fazer com que a pessoa fique com os dentes manchados.

Claro, para manchas nos dentes a solução também é simples: fazer um clareamento a laser em uma clínica de dentista acessível.

O consumo de frutas ácidas, como o limão e a laranja, podem contribuir para a erosão e o desgaste dos dentes.

Enquanto os alimentos ricos em carboidratos, como a batata e o pão, têm maior facilidade de grudar nos dentes, o que aumenta as chances de desenvolver bactérias.

Sempre preze pela limpeza dos dentes e visite um dentista periodicamente, se certificando de que a dieta seguida não está prejudicando os dentes. Somente profissionais da saúde podem dar diagnósticos corretos.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*