Muitos podem pensar que não, mas viajar em grupo pode tornar a viagem ainda mais especial. Por um lado, há quem pense que fazer um passeio assim é mais complicado, pois são mais gastos e mais pessoas para ficarem satisfeitas. Contudo, não é bem assim. Afinal, viajar acompanhado pelos amigos oferece muito mais conforto e segurança durante o passeio.
Porém, existem ainda mais vantagens em participar de um grupo de viagem, seja ao planejar os destinos ou na hora de simular seguro viagem on-line. Entenda mais sobre o assunto e como planejar uma viagem dessas no texto abaixo.
Vantagens de viajar em grupo
Se viajar sozinho dá aquela sensação de liberdade, viajar em grupo não é uma opção que deve ser descartada. Pelo contrário, optar por uma viagem assim proporciona diversas vantagens. Conheça as principais delas abaixo.
Compartilha as suas experiências
Uma das coisas mais gostosas de uma viagem assim é poder compartilhar as experiências que você vivencia durante o passeio. Por exemplo, fica muito mais fácil tirar aquela foto sua em um ponto turístico famoso sem precisar ser uma selfie, pedindo a um amigo para encontrar a melhor pose. Isso sem contar as risadas e a diversão com as coisas boas que acontecem durante a viagem.
E também compartilhar as experiências ruins. A parte boa é que fica muito mais fácil resolver imprevistos e problemas em conjunto do que sozinho, minimizando os prejuízos.
Tem mais segurança para se comunicar com os outros
Um dos grandes receios de quem viaja sozinho, sobretudo para o exterior, é a comunicação com os estrangeiros e a insegurança de estar em um lugar desconhecido — algo natural, com muitos viajantes ficando ansiosos para se comunicar bem com um idioma que não é o seu primário.
Ao viajar em grupo, essa ansiedade é diluída. O grupo garante mais tranquilidade tanto para viajantes iniciantes quanto experientes, facilitando a comunicação e tendo a certeza de que a resolução de problemas será muito mais fácil — sem contar com a segurança extra ao ficar em pousadas e circular pelas ruas.
Faz economia
Viajar em grupo não significa mais despesas para viagem, como muita gente pode pensar. Na verdade, já que mais pessoas vão utilizar o mesmo serviço, é possível aproveitar descontos especiais. Assim, dá para pagar menos em estadias de hotéis (inclusive, se hospedando em hotéis melhores e sem gastar mais por isso), além de aproveitar descontos em restaurantes e outras atrações turísticas.
Menos dor de cabeça com a logística
Um dos grandes desgastes de qualquer viagem é a parte de logística. Definir a melhor data, encontrar o voo certo, pesquisar por uma boa estadia e que seja barata, definir o roteiro de viagem. Tudo isso pode ser muito cansativo e, se a pessoa não tiver tempo, pode até mesmo tomar as decisões erradas.
Já em grupo, não há esse gasto todo de energia. Ninguém é unicamente responsável pelo planejamento, com o grupo podendo se reunir para decidir quanto ao deslocamento, hospedagem e quais atrações conhecer — tudo isso com antecedência. Isso deixa a viagem muito mais proveitosa.
Como planejar viagens em grupo?
Afinal, qual é a melhor forma de planejar a viagem em grupo? Como qualquer passeio, o primeiro passo é começar com um planejamento antecipado, para que possa organizar tudo sem pressa e evitar deixar algo importante para a última hora.
Uma dica de ouro é descobrir o perfil dos viajantes que formam o grupo. Isso é fundamental para planejar o destino, os custos da viagem, qual tipo de hospedagem, entre outros pontos. Verifique se há membros com algum problema de saúde, quais são as preferências em relação a acomodação e alimentação. Também é importante checar se alguém levará crianças, já que isso pode alterar completamente os planos.
Outro ponto importante é definir o quanto o grupo pode gastar, incluindo despesas com passagens, hospedagem, alimentação e o passeio. Esse valor deve ter uma margem segura para incluir imprevistos, por via das dúvidas.
Depois, vem o planejamento em si. Em conjunto, o grupo deve escolher a melhor forma de se deslocar até o destino, escolher um alojamento que agrade a todos e definir um roteiro capaz de incluir as vontades de cada um. Uma tarefa difícil, que requer saber ceder para que todos saibam ganhando, mas que, com conversa e paciência, é possível encontrar uma solução agradável.
Por fim, é interessante fortalecer a amizade do grupo antes mesmo da viagem acontecer. Em muitos casos, o grupo já é feito de amizades de longa data, mas se ele é composto por pessoas de diferentes ciclos sociais, é válido que eles tenham tempo para se conhecer melhor antes. Marque jantares e planeje saídas em bares não apenas para discutir pontos da viagem, mas estreitar as relações.
Deixe uma resposta