5 chapadas brasileiras que são tesouros nacionais imperdíveis

Explore os segredos e as belezas naturais das chapadas que encantam viajantes do mundo todo

O Brasil é um dos poucos lugares do mundo que possui uma diversidade incrível que encanta os amantes da natureza. Entre as muitas opções para conhecer e ter um momento de contato com a natureza, as chapadas são exemplos perfeitos e podem ser atrativas para quem busca momentos de paz ou aventuras radicais.

O fato é que esses locais são tesouros nacionais que todos deveriam se dedicar a conhecer ao menos uma vez na vida. Se você está pronto para essa experiência, confira cinco chapadas brasileiras que precisam estar na sua lista!

  1. Chapada dos Guimarães

Comece com uma viagem para a Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, próximo à cidade de Cuiabá. Lá, as trilhas e mirantes são o grande destaque, além do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e a famosa cachoeira Véu de Noiva, que vão garantir fotos incríveis.

Com uma fauna abundante, pode ser mais interessante para os aventureiros, que vão dedicar um momento para as trilhas. No entanto, se a ideia é descansar um pouco, as cachoeiras se tornam a melhor opção.

Essa viagem pode ser feita em qualquer época do ano, mas, se preferir ir no inverno, se prepare para temperaturas mais geladas.

  1. Chapada Diamantina

Famosa por suas paisagens de tirar o fôlego, a Chapada Diamantina está localizada na Bahia. Se você é apaixonado por aventuras, acaba de encontrar o local ideal para sua próxima viagem. A Cachoeira da Fumaça e o Morro do Pai Inácio são paradas indispensáveis para quem visita o local.

O nome da chapada se deve ao fato de que, no século 19, foram encontradas jazidas de pedras preciosas, como ouro e diamante. No presente, as mesmas trilhas usadas para a exploração fazem parte de um incrível passeio.

Não existe uma melhor época para visitar o local, é possível ir em qualquer estação do ano, mas o ideal é evitar a temporada de chuvas que acontece entre novembro e janeiro.

  1. Chapada dos Veadeiros

Localizada em Goiás e reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, a Chapada dos Veadeiros é indicada para você que está em busca de conexão com a natureza e quer relaxar um pouco a mente.

As atrações mais conhecidas são as piscinas naturais e as cachoeiras, ótimas para quem adora ficar em contato com a água. Ainda assim, se você tem um lado místico pode se interessar ainda mais pela chapada. Como está localizada em cima de uma enorme placa de quartzo, dizem que as energias por ali são diferentes e elevadas.

Se você ainda tem dúvidas quanto a época para ir, opte pelos meses entre abril e julho para curtir mais a sua viagem. No período de chuvas, por exemplo, não é possível aproveitar as cachoeiras, ou seja, você perde uma parte da diversão.

  1. Chapada das Mesas

No Maranhão se encontra a Chapada das Mesas, conhecida por suas formações rochosas e cachoeiras lindas, como a Cachoeira da Pedra Caída. Como fica bem próximo de Tocantins, alguns turistas preferem emendar a viagem incluindo uma visita ao Jalapão.

É a viagem ideal para os apaixonados por cavernas e um toque de aventura, tanto que em seu roteiro é preciso incluir o Morro do Chapéu, um dos mais bonitos picos do Brasil.

Apesar de incluir cachoeiras em seu roteiro, a melhor época para visitar a chapada é entre o outono e o inverno, nos meses entre maio e setembro. Como se trata do período de secas da região, você pode aproveitar as lagoas e cachoeiras sem medo ou riscos.

  1. Chapada do Araripe

Dividida entre Ceará, Pernambuco e Piauí, a Chapada do Araripe não é tão conhecida, porém promete encantar com suas belezas. Trilhas e formações rochosas são o destaque, além de uma biodiversidade enorme.

É ideal para quem gosta de explorar cavernas — inclusive, as mais recomendadas para se conhecer são a Farias e o Batalha. O local até conta com cachoeiras, mas, diferentemente de outras chapadas, aqui elas não são as protagonistas.

A época ideal para visitar a Chapada é durante a primavera, o outono ou o inverno. No verão, entre os meses de dezembro e fevereiro, as temperaturas são muito altas e o passeio não se torna tão agradável.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*