O papel dos eletrodomésticos na economia da conta de luz

Muita gente prioriza a economia na hora de comprar os eletrodomésticos. A longo prazo, isso pode se mostrar uma tática errada, já que o consumo de eletricidade é um gasto fixo em qualquer residência. 

Mobiliar uma casa requer energia e dinheiro. É preciso pesquisar bem os modelos disponíveis de cada eletrodoméstico para o seu orçamento e medir bem cada cômodo da residência para comprar aparelhos na medida adequada.

Na hora de comprar os eletrodomésticos, é importante analisar não apenas o modelo e as vantagens de cada um, mas também sua potência e consumo médio de eletricidade. Esses fatores são essenciais no que se refere aos gastos fixos e a longo prazo, o que impacta diretamente o orçamento dos moradores.

Por isso, se você está na dúvida se compra aparelhos tradicionais ou se investe em outros mais modernos, como uma geladeira de última geração, confira a importância em se investir em eletrodomésticos que consumam eletricidade de forma otimizada.

Consumo elétrico

Alguns eletrodomésticos são conhecidos por consumirem mais energia, como é o caso do chuveiro, ar condicionado e geladeira. Nesses casos, especialmente, é essencial verificar a potência desses aparelhos e pesquisar os modelos mais modernos, que otimizam o consumo de energia elétrica (como os inverter).

A pesquisa Resultado Procel, realizada em 2020, demonstrou que os modelos inverter podem economizar entre 40% e 70% de eletricidade quando comparados a modelos mais tradicionais. Os últimos modelos de algumas marcas garantem 77% de economia.

Na hora de comprar os aparelhos, lembre-se de que isso significa uma economia de eletricidade a longo prazo, o que é interessante do ponto de vista não apenas financeiro, mas também ambiental. O gasto pode ser maior na hora de adquirir tais eletrodomésticos, mas esse dinheiro se torna um investimento ao longo do tempo.

Eficiência energética

Você sabe que muitos eletrodomésticos proporcionam essa economia no consumo de eletricidade. Mas como escolher na hora de comprar? Para isso, é importante observar a eficiência energética de cada aparelho, que é indicada pelas etiquetas  dispostas em cada um.

A eficiência energética é classificada segundo uma variação de cores, que variam de verde a vermelho, sendo  “A” o tipo mais econômico e “E” o que mais consome luz. Contudo, mesmo que algumas etiquetas indiquem “A”, é preciso verificar outras características do aparelho para se certificar da veracidade dessa informação.

Um dos primeiros itens a se analisar é a potência do aparelho, que é informada no manual do próprio produto. Você pode fazer uma conta rápida para calcular o valor monetário a ser pago durante uma hora de funcionamento do aparelho: divida a potência do equipamento por mil e multiplique pela tarifa de energia da sua companhia (o que pode ser verificado na sua conta de luz ou no site da empresa responsável pelo fornecimento de eletricidade na região onde você mora).

Essa conta permite constatar quais propagandas são verdadeiras. Muitos ar-condicionados de 9.000 BTU podem gastar mais energia do que modelos de 12.000 BTU. Isso significa que adquirir um ar-condicionado com menor capacidade de resfriamento não garante menor consumo de eletricidade.

Etiquetas

Outra dica simples e eficiente na hora de fazer um uso consciente dos seus eletrodomésticos é colocar etiquetas com o resultado da conta anterior (o valor do gasto para usar cada aparelho da sua residência durante uma hora). Essa atitude pode te ajudar a pensar se vale a pena deixar um determinado aparelho ligado, a exemplo da televisão, quando não está sendo de fato usado. 

Considerando todos esses fatores, é fácil concluir que economizar na compra de eletrodomésticos pode sair caro a longo prazo. Por isso, poupe dinheiro antes de começar a mobiliar a sua casa, a fim de ter mais condições de comprar aparelhos modernos que te permitam consumir eletricidade de forma otimizada.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*