Largo da Ordem em Curitiba: ponto cultural mais popular da cidade

Em uma visita à capital paranaense, não perca a oportunidade de conhecer este ponto turístico ao ar livre

Viajar e conhecer o Brasil é ótimo para se divertir, descansar e se distrair um pouco da rotina. Quem deseja se arriscar em regiões mais geladas, mas repletas de pontos turísticos incríveis, pode se interessar em conhecer Curitiba.

A capital paranaense tem fama de possuir uma população mais fechada; no entanto, os curitibanos são receptivos e vão te ajudar a encontrar bons lugares em toda a cidade.

Então, se você já comprou sua passagem para Curitiba, já anote o Largo da Ordem como um dos espaços para tirar fotos e aproveitar sua viagem. Conheça melhor este ponto turístico a céu aberto.

De onde surgiu o nome

O nome “Largo da Ordem”, na verdade, não é o oficial, porém é o mais conhecido tanto pelos moradores quanto pelos turistas. Entre os séculos 18 e 20, a região abrigava comércios e, em 1917, foi nomeada de Largo Coronel Enéas. No entanto, poucas são as pessoas que conhecem o local por esta nomenclatura.

Largo da Ordem é o termo mais utilizado, que ganhou destaque por causa da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, ou apenas Igreja da Ordem. Hoje é um dos lugares mais visitados tanto por visitantes quanto por locais.

Vida noturna nos bares

Sair à noite é uma boa pedida para quem visita a capital paranaense e quer conhecer melhor o Largo da Ordem. Ali se encontram vários bares e baladas, com mesas na calçada.

É possível começar o tour no Bar do Alemão, dar uma passada no Quintal do Monge e, se ainda estiver animado, finalizar a noite com uma baladinha no Verdant. Para quem deseja apenas degustar uma boa cerveja, outros barzinhos na região também são indicados.

Memorial de Curitiba

Passeios durante o dia permitem uma visita ao Memorial de Curitiba, também localizado no Largo da Ordem. O local é chamado também de Castelo da Garça Branca e desde 1993 é considerado Patrimônio da Humanidade da Unesco.

Neste espaço é possível visitar exposições, assistir apresentações musicais e de teatro e acompanhar palestras e até lançamentos de livros. Vale destacar também que o destino é ótimo para fazer boas fotografias.

Feira do Largo da Ordem

Um dos eventos mais conhecidos do Largo da Ordem é a feirinha. Ela acontece todo domingo e tem um amplo espaço de barraquinhas para venda de produtos artesanais. Além disso, alimentos também são encontrados no local, ou seja, é possível visitar e fazer uma refeição.

Quem busca por lembrancinhas para recordar a viagem vai encontrar muita coisa interessante na Feira do Largo da Ordem. Então, vale a pena acordar cedo e passar a manhã e o começo da tarde andando pelas ruas da região.

Igreja da Ordem

Seu nome completo é Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, mas ela é popularmente chamada apenas de Igreja da Ordem. O ponto turístico é um dos principais responsáveis pela nomenclatura “Largo da Ordem”.

Este é o templo católico mais antigo de Curitiba, construído em 1737 por imigrantes portugueses. Em 1966 foi tombado como Patrimônio Cultural do Estado do Paraná. Desde sua construção, passou por várias reformas e atualmente abriga o Museu de Arte Sacra de Curitiba.

O cavalo babão

Outro destaque do Largo da Ordem é o Cavalo Babão, dado inclusive como referência para chegar até o ponto turístico curitibano. Na verdade, esta é a Fonte da Memória, inaugurada em 1995, com a cabeça de um cavalo feito em bronze.

Foi construída em homenagem aos imigrantes que viveram em Curitiba, pois vinham de suas chácaras para vender seus produtos no comércio do Largo. Os cavalos, responsáveis por puxar as carroças, eram deixados para descansar e beber água no bebedouro de animais que existe na região até hoje.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*