Entenda quais são as características dos principais tipos de carro no mercado e veja qual combina com você.
Quem pensa em comprar um veículo novo hoje tem uma importante aliada na internet. Você pode consultar os valores de carros novos na Karvi, por exemplo, um marketplace de automóveis que une anúncios de diversos compradores diferentes. No entanto, antes de simplesmente escolher aquele com preço mais em conta, é preciso entender os tipos existentes.
Um dos principais fatores que define as características do carro é a carroceria, ou seja, o tipo que aquele veículo é. Aspectos como a qualidade do material de produção e o preço estão relacionados com os diferentes modelos existentes no mercado. Abaixo, conheça as características dos principais e saiba para quais perfis eles são mais indicados.
Hatchbacks ou hatch
Este tipo de carroceria é caracterizada por ter um compartimento para o motor e outro para a cabine do passageiro, que é acoplado ao porta-malas. É uma categoria bastante comum no mercado, sobretudo por ser a mais acessível e com preços mais em conta para os consumidores.
Esse modelo é o mais indicado para quem passa o dia na cidade, sendo ideal para trafegar por vias urbanas. Ele pode ser compacto, com duas ou quatro portas e motor flex 1.0, o que o torna um dos modelos de entrada mais simples e baratos no mercado.
Outra subdivisão do hatch é chamado de médio ou esportivo, com motor mais potente, de 1.4 ou 1.6, e dimensões um pouco maiores, com mais espaço no interior. No entanto, essas características o torna mais caro que os hatches compactos.
Um dos principais públicos são as pessoas jovens, que estão à procura do primeiro carro. Também é uma boa recomendação para pequenas famílias, que não precisam de muito espaço no bagageiro. Outras vantagens envolvendo esse tipo é que ele é fácil de estacionar e consome menos combustível.
Sedã
Esta é uma opção bem popular entre famílias, uma vez que oferece mais espaço. A carroceria desse tipo é dividida entre o compartimento do motor, dos passageiros e do porta-mala.
Esse modelo conta com três subdivisões. A primeira é compacta e mais simples, com motor menos potente e de valor mais barato, mas que ainda conta com um porta-mala grande. O sedã médio é um tipo mais conservador, com itens mais sofisticados de série. O porta-mala também é espaçoso, enquanto os motores são mais potentes que os dos compactos.
Por fim, os sedãs grandes são a versão mais completa desse tipo de carroceria. Eles são sinônimo de luxo, conforto e alto desempenho. A maioria são modelos importados, portanto, o custo para comprar um desses é bem mais alto se comparado aos demais.
SUV
O significado da sigla em inglês é “sport utility vehicle”, traduzido como “veículo utilitário esportivo”. Esse tipo de carroceria mescla características de outros carros, aliando estilo e sendo mais potente. Muitos os chamam de caminhonetes, por serem uma versão urbana dos carros com tração 4×4 que são muito utilizados no campo.
Assim, além da tração 4×4, eles são caracterizados por terem uma carroceria elevada e pneus grandes. Também consomem mais combustível que os modelos convencionais. Essas características tornam-no um tipo de carro de preço mais elevado, sendo considerado até como um artigo de luxo.
Crossover
Este modelo é uma mistura de vários tipos diferentes, combinando características diversas de cada um deles, principalmente de sedãs, hatches e SUV. Isso faz com que seja versátil e apto para ser utilizado em diversos cenários distintos, como asfaltos da cidade e das estradas de terra.
Entretanto, a mistura também faz com que o preço seja mais elevado, o que não o torna a opção mais adequada para quem não pode investir tanto. Se a rotina do motorista também não envolve outros tipos de asfalto, além da cidade, demais carrocerias apresentam um custo-benefício melhor.
Picape
Para quem tem uma rotina no campo ou precisa transportar cargas pesadas com frequência, os veículos do tipo picape são a opção mais indicada. Eles têm uma carroceria alta e uma caçamba externa para colocar as cargas.
Com tração 4×4, são próprios para percorrer os terrenos mais difíceis e desafiadores. O espaço interno da cabine pode variar entre 2 a 4 passageiros. Isso irá impactar o valor final do veículo, afinal, quanto mais espaço, mais caro fica.
Deixe uma resposta