Dicas para comprar passagens aéreas mais baratas

Já é dezembro de 2021 e para muitas pessoas isso é sinônimo de férias. Uma viagem exige bastante planejamento para não ocorrer nenhum imprevisto: o que levar na bagagem, burocracia com documentos, câmbio de dinheiro, local de hospedagem, roteiro de visitações e muito mais.

No entanto, há maneiras de economizar nas passagens aéreas. Não existe fórmula mágica, mas há algumas dicas que você pode seguir. Conheça algumas dicas para comprar passagens aéreas mais baratas.

1 – Realize pesquisas durante a madrugada

Há dois passos para comprar passagens aéreas: a reserva delas e a emissão dos bilhetes. Acontece de algumas reservas não serem emitidas por falta de pagamento ou pagamento inválido, como problema no cartão de crédito.

Os assentos ficam reservados por um certo tempo. Por causa disso, trechos aéreos ficam mais caros, já que até o período o avião está muito ocupado.

No entanto, boa parte das reservas não emitidas são retiradas depois da meia-noite. Dessa forma, os espaços são liberados no avião e os preços ficam mais acessíveis. Ou seja, procure por passagens aéreas depois da meia-noite.

2 – Compre com antecedência

Em geral, as companhias aéreas planejam promoções para os destinos com uma antecedência entre 3 e 6 meses. Dessa forma, se você realizar a compra antecipadamente, pode achar um preço bem mais acessível.

O ideal é saber quanto é o ticket médio. Isso pode ser buscado em sites como o Kayak ou Skyscanner. Assim, você pode acompanhar as tarifas por um período. Os sites também enviam um alerta por e-mail quando houver uma alteração significativa no custo das passagens aéreas.

3 – Entenda qual é a classe tarifária do voo

Companhias aéreas tem dezenas de classes tarifárias. Isso diferencia os benefícios e preços do valor das passagens. É importante ficar atento às classes tarifárias. Há condições como alteração e cancelamento que devem ser levadas em conta antes de efetuar a compra.

Para os estudantes, há também tarifas especiais que podem oferecer passagens mais baratas ou paradas no percurso sem cobrança a mais. Uma tarifa dessa normalmente fica em torno de US$160.

4 – Compare preços e condições entre companhias aéreas e agências

Pesquise com a agência e na companhia área que faz o trajeto no horário e dia mais convenientes para você. Depois, verifique o preço da passagem em ambos e compare os valores.

Aqui é importante ressaltar que as agências não costumam informar as taxas na pesquisa, apenas na página de efetuar o pagamento. Por isso, saiba o preço cheio com todas as taxas incluídas. Escolha a melhor opção, levando em consideração o custo e condição de pagamento.   

5 – Verifique o custo X benefício

Nem sempre as passagens aéreas mais baratas são a melhor opção. É recomendado verificar a reputação da companhia aérea em sites como o Reclame Aqui e outros de avaliação. Além disso, preste atenção aos horários do voo. Essa é uma dica ótima para travesti com local que precisa viajar.

Pode ocorrer de você ter que ficar horas no aeroporto e precisar dormir e comer. Isso pode ficar mais caro do que a diferença entre as tarifas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*