Como investir e ter dinheiro para conhecer o mundo

Você está preocupado com seu futuro financeiro? Pretende ganhar renda passiva? Quer investir para conhecer o mundo? Talvez uma de suas opções mais viáveis ​​seja investir.

Hoje existem muitos gurus que falam com você sobre investimento, mas tudo o que eles estão tentando fazer é vender cursos que não dizem nada de concreto. Queremos quebrar esse paradigma para que, se você realmente pensar em investir, aprenda a fazê-lo do zero e em bons locais.

Porque não existem verdades absolutas, mas sim pessoas com verdades úteis, aquelas que você pode tomar por sua própria experiência como empreendedor. 

Quer começar a investir e não sabe como? Não se preocupe, criamos um guia para que você saiba como e onde investir seu dinheiro. Vamos lá.

Como começar a investir para viajar?

Investir é uma das melhores decisões que você pode tomar, ainda mais se você deseja conhecer o mundo viajando, mas para isso você deve definir muitos elementos.

Alguns especialistas sugerem ver o investimento como um jogo e nós concordamos com isso, mas ao mesmo tempo você deve levá-lo a sério para atingir os objetivos que definiu para si mesmo.

Para começar a investir você precisa de dinheiro, e é aí que muitos começam a se desiludir. A realidade é que você não precisa de um grande capital, pois pode acumulá-lo ao longo do tempo.

Claro, organize-se e aloque uma pequena porcentagem para um investimento específico como na Portugal Golden Visa, por exemplo, que é um programa de imigração e investimento em imóveis ou fundos que cresce cada vez mais.  Assim, e com uma boa estratégia, verá como a sua riqueza cresce ao longo do tempo.

Agora sim, vamos ver quais são os passos que você deve seguir para começar a investir sem morrer tentando:

Passo 1: Defina seu perfil de investidor

A primeira coisa que você precisa fazer se quiser investir é definir seu perfil de investidor. O que significa isto? Que você deve saber qual é a sua tolerância ao risco para definir quais investimentos são adequados para você.

Muitas vezes está ligada à personalidade de cada pessoa, mas nem sempre é assim. Se você é uma pessoa reservada, não significa que seus investimentos serão em renda fixa e vice-versa. Tudo depende do nível de risco que você suporta e da inclinação que você tem para determinados investimentos.

Passo 2: Estratégia de Investimento

A segunda coisa que você precisa fazer é criar uma estratégia de investimento. É aqui que entram as perguntas que moldarão sua tática:

  • Para que quero investir?
  • Quanto tempo vou fazer?
  • Quanto quero ganhar?
  • Com que instrumentos? 
  • Quanto de retorno você deseja obter?

Com estas perguntas poderá criar uma estratégia ajustada aos seus objetivos de investimento. Agora você saberá quais são os ativos ideais para você e quanto tempo levará para recuperar seus recursos.

Você pode fazer tudo isso sozinho, mas se perceber que está saindo do controle, pode contratar um consultor financeiro. Você decide.

Etapa 3: Capital inicial

Já o mencionamos nos primeiros parágrafos, mas é essencial ressaltá-lo. Você não precisa de um grande capital para investir, mas isso não significa que você não deva alocar um valor mínimo para isso.

Achamos que um dos objetivos do investimento é ser mais organizado financeiramente. Você não pode investir se não souber quanto ganha, quanto custa suas despesas e quanto economiza, por isso deve definir o quanto antes.

Então você vai reservar um valor específico para investimento. Você sabe qual é a chave? Aloque esse capital e nunca o toque, independentemente das circunstâncias. Você deve estar disposto a perder esse valor e deve ser tão pequeno que não afete suas finanças pessoais.

Com isso você entenderá que com disciplina e bons hábitos você alcançará os objetivos que estabeleceu para si mesmo.

Etapa 4: expanda sua estratégia

A verdade é que a estratégia de investimento nunca acaba, é preciso vê-la como algo holístico que abrange muitas áreas e que se modifica de acordo com os cenários que aparecem.

Sim, você já tem sua estratégia, mas também deve levar em consideração outros elementos que serão muito úteis para você. 

Como você vai gerenciar seu portfólio? Você vai revisá-lo diariamente ou será mais um investidor passivo deixando tudo em segundo plano?

Você comparou seus instrumentos? Em ações, como o mercado de ações e criptomoedas, existem alternativas que oferecem mais retornos em menos tempo, embora também sejam muito mais arriscadas.

Você estudou os ciclos de mercado? Você entrará na parte de alta ou de baixa desse ativo em questão?

Tudo isso deve ser estudado e debatido por um especialista. Vai levar tempo, sim, mas vai te dar muito mais lucro ao longo do tempo.

Não é acaso, não é jogo. O investimento requer preparação, estudo, estratégia e muito conhecimento de cada um dos ativos econômicos. 

Fique longe de quem te vende retornos garantidos e em pouco tempo. Você obtém riqueza com preparação, trabalho, economia e investimento contínuo. 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*