Carros utilitários: tudo que você precisa saber sobre eles

Os utilitários tradicionais são os carros voltados ao transporte de cargas, enquanto os esportivos têm uma pegada de lazer, com mais conforto, potência nos motores e design inovador

Entre os seminovos Karvi, os carros utilitários geralmente são procurados por motoristas que almejam trabalhar com o veículo em muitos setores da economia, como nas entregas de mercadorias. Trata-se de um segmento que cresceu imensamente em razão das vendas online.

Dessa maneira, é um tipo de veículo que necessita de uma análise criteriosa no momento da compra, principalmente para você avaliar corretamente as reais necessidades. Mas existem também os esportivos, popularmente conhecidos como SUVs, sendo a maioria voltada para momentos de lazer ou viagens em família.  

Vantagens dos utilitários    

Os carros utilitários estão disponíveis em várias marcas do mercado e a grande maioria é voltada para o transporte de mercadorias, principalmente de produtos pequenos e leves, com entregas em centros urbanos. Portanto, a principal característica desse automóvel é ser utilizado no trabalho. 

Além disso, existem motoristas que fazem essa escolha de olho no transporte da família. Isso acontece quando há muitos integrantes. Entre os carros utilitários, há dois tipos: os tradicionais e os leves ou esportivos.

Tradicionais    

São os conhecidos no transporte de cargas, sendo direcionados à área comercial. Eles são potentes e contam com um bom espaço interno. Os mais conhecidos no mercado automobilístico são: Doblò, Fiorino, Kombi, Sprinter, Ducato, Renault Kangoo, entre outros. 

Internamente, eles acomodam tanto cargas quanto pessoas e são bem altos, sem a utilização de caçambas. Além disso, uma mesma parte do veículo suporta carga mista, ou seja, quem pretende atuar no setor de logística encontra um veículo ideal para as entregas. 

Leve ou esportivo 

Os utilitários esportivos se destacam nas ruas e estradas. São carros mais robustos, altos e com um design inovador. A maioria vem com tecnologias avançadas, com destaque para o conforto interno tanto voltado ao motorista quanto aos passageiros, sem qualquer tipo de manutenção, esqueça aqueles problemas de carro velho de ficar superaquecendo e você ter que ficar colocando água.

Geralmente, sua capacidade é para sete pessoas, os porta-malas são amplos e há carros com preços acessíveis, como Strada, Saveiro e Toro. No entanto, os que são mais procurados recebem a nomenclatura de SUV (Sport Utility Vehicle). No português, significa veículo utilitário esportivo. 

Esses são bem conhecidos e a lista é extensa: EcoSport, Chery Tiggo, Hyundai Creta, Renault Duster, Jeep Renegade, Nissan Kicks, Captiva, Tucson, HR-V, T-Cross etc.

Destaques dos SUVs 

Com vendas em alta no Brasil, os SUVs se destacam pelo conforto e boa dirigibilidade. Eles são seguros, com sensores de estacionamento e câmeras na ré, além de terem bastante espaço e permitirem deslocamentos tranquilos. Nos bancos traseiros, as crianças ficam relaxadas e o teto com altura mais elevada é um convite para o conforto.

Outro destaque é a potência do motor, ou seja, é possível rodar em diferentes terrenos sem abalos na estrutura do carro. Dessa forma, seja estrada de terra ou asfalto, o desempenho é o mesmo. Outra característica marcante dos SUVs é o design, fazendo com que diferentes perfis de compradores sejam atraídos pelos modelos. 

Além disso, as trações são 4X2 e 4X4,  permitindo que os desafios sejam encarados com tranquilidade ao longo dos percursos. Portanto, há consideráveis diferenciações entre os utilitários tradicionais e esportivos.

Outro aspecto que deve ser enfatizado é que os SUVs têm boa saída no mercado de seminovos, ou seja, são um investimento com boa relação custo-benefício. São econômicos e seus componentes e peças têm boa durabilidade.

Independentemente de qual seja a sua escolha, a dica é sempre priorizar veículos que estejam devidamente certificados, com revisões e vistorias que evitarão qualquer tipo de problema após a compra. Com isso, certamente você ficará satisfeito, fechando um excelente negócio. 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*