O que considerar antes de comprar sua máquina de lavar roupas?

Nem sempre o menor preço é a melhor opção. Saiba o que avaliar para escolher o melhor eletrodoméstico para as suas necessidades

Aquele perrengue de esfregar, enxaguar e torcer cada peça de roupa à mão é coisa do passado. Desde a invenção da máquina de lavar roupa, essa tarefa cotidiana ficou muito mais fácil, ainda bem. Por isso, muita gente nem imagina mais passar sequer um dia sem esse utensílio doméstico.

O mercado sabe disso e há uma grande variedade de modelos, marcas, funcionalidades e capacidades. Diante de tanta opção, muita gente acha difícil escolher o aparelho ideal. Pensando nisso, fizemos uma lista com as principais dúvidas e respostas sobre o assunto.

O preço é uma questão importante e definidora. Mas é sempre bom lembrar que às vezes o barato pode sair caro. Por isso, pesquise bem e pense nas suas necessidades antes de fechar um negócio. Qualidade deve ser um fator a se considerar.

Máquina ou tanquinho?

Essa é uma das principais dúvidas de quem precisa adquirir um produto como esse, principalmente porque o tanquinho costuma custar bem mais barato, mas gasta menos água. A resposta a essa pergunta está justamente no seu orçamento: se não pode gastar muito, um tanquinho já facilita a vida, mas uma máquina de lavar sempre será mais prática.

O motivo é que a maioria das máquinas faz tudo sozinha: você só precisa colocar as roupas e os produtos de limpeza que vai usar. Se a máquina também for secadora, a roupa sai pronta para ir para a gaveta.

Enquanto isso, a maioria dos tanquinhos precisa da sua intervenção entre os processos, para ligar e desligar a torneira ou escoar a água no final. Os modelos de tanquinho mais baratos também não centrifugam, o que quer dizer que você vai precisar torcer as roupas.

Qual a capacidade ideal?

A capacidade de uma máquina de lavar é medida em quilos de roupas que ela consegue lavar. Existem minilavadoras, de um quilo, e máquinas maiores, de até 15 quilos. A escolha depende principalmente do seu espaço, já que quanto maior for a capacidade, maior será o eletrodoméstico.

Também é importante avaliar as suas necessidades, começando pela quantidade de pessoas (e, consequentemente, de roupas) na sua casa. Para uma família de três pessoas, o ideal é uma máquina de no mínimo 11 quilos. Se você tem tapetes e cobertores pesados, também precisa levar isso em consideração.

Abertura frontal ou superior?

Os dois tipos de abertura têm vantagens e desvantagens. Em geral, as máquinas com abertura superior permitem que você pare a lavagem a qualquer momento para retirar ou acrescentar alguma peça, o que é uma boa ideia se você costuma esquecer peças na hora da lavagem.

As máquinas com abertura frontal, no entanto, costumam estragar menos as roupas e ocupam um pouco mais de espaço na lavanderia. Porém, nesse modelo a lavagem não pode ser interrompida no meio.

Compensa ter secadora?

Em geral, é uma boa ideia investir em uma máquina que também funciona como secadora, especialmente se você mora em um local muito úmido, frio ou com pouco espaço para varal.

A dica é só usar essa função quando necessário, já que ela pode consumir mais energia. A desvantagem é que esses modelos custam mais caro em comparação às lavadoras convencionais.

Que funcionalidades ela precisa ter?

Quase todos os modelos de máquina disponíveis no mercado possuem mais de uma funcionalidade, como os ciclos por intensidade da sujeira ou cor das roupas. É importante pensar nas suas necessidades na hora de avaliar esse quesito, pois, em geral, quanto mais opções a máquina oferece, mais cara ela será.

Como economizar água e energia?

Essa precisa ser uma preocupação de qualquer consumidor consciente. A boa notícia é que esse tipo de eletrodoméstico possui uma etiquetagem por letras que mostra a sua eficiência energética. Quanto mais eficiente ele for, menos energia vai gastar. Sempre escolha máquinas com a etiqueta “A”.

Além disso, é interessante que a sua máquina também possua a funcionalidade de reaproveitamento de água, que você pode usar para limpar a casa, por exemplo. Os ciclos mais rápidos são ótimos para economizar tanto água quanto energia, por isso priorize modelos com essa opção.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*