A era da bolsa tote: saiba como usar

Lançamento dos anos 40 tem, mais uma vez, seu momento na moda.

Já faz algum tempo que a bolsa tote se tornou um item básico da mulher moderna. Seu espaço interno amplo, com poucas divisórias, fez do acessório um favorito do dia-a-dia agitado de quem precisa carregar muitas coisas e tem diversos compromissos diferentes na rotina. O termo tote, aliás, no inglês antigo, significa carregar, e é por isso que a bolsa foi batizada com este nome.

Recentemente, porém, designers, fashionistas, blogueiras, influenciadoras e famosas fizeram uma descoberta que mudou o rumo fashion da tote: ela combina com tudo! Desde então, surgiram vários modelos, com diferentes materiais e estruturas.

Mas a tote, na verdade, não é exatamente uma novidade. Sua primeira versão surgiu em 1940, quando a marca canadense L.L Bean lançou o que ficou conhecido como “boat bag”. Esse primeiro modelo era bastante parecido com as ecobags de supermercado que conhecemos hoje.

De lá para cá, muitas outras versões foram surgindo ao longo da história da moda, mas recentemente elas emplacaram, de fato, nas passarelas como um acessório fashion. Seguindo o mesmo caminho, modelos mais casuais, geralmente feitos de tecidos crus e naturais, ganharam, na última década, a atenção de jovens modernos engajados com práticas sustentáveis. Tem tote para todo mundo!

Se você ama a tendência, mas ainda não sabe exatamente como incorporar a tote aos seus looks fora da rotina de trabalho, este texto foi feito para você. Confira nossas dicas.

Maxi totes

Uma tendência que já ensaiava ser um hit desde 2017 são as maxi totes que, como o nome já diz, são versões da bolsa em tamanhos bem grandes. Aqui, vale notar que a escolha pelo tamanho maior é uma decisão mais fashion que prática. Isso porque seria mesmo prejudicial encher uma bolsa maxi em toda sua capacidade.

Assim, esse é um acessório que, fugindo um pouco da proposta original da tote, não é tão prático. É ideal para compromissos sociais um pouco mais elegantes, onde você deseja que a bolsa seja a atração do look.

Composições monocromáticas, por exemplo, são uma boa aposta nesses casos, especialmente se a sua maxi tote tiver muitas aplicações. Aqui, a dica de ouro é se lembrar de que a bolsa é que ditará o look, e não o contrário.

Totes de alça curta

Um erro comum que acontece entre aqueles que estão começando a se familiarizar com esse lado fashion da tote é achar que só existem modelos com alça média, com medida pensada para ser utilizada debaixo do braço. Essas, é claro, são as mais populares e mais utilizadas em rotinas de trabalho, mas modelos com alça curta tornarão a sua tote uma bolsa de mão bastante charmosa.

Aqui, vale dar atenção à estrutura da bolsa. Aquelas mais firmes caem muito bem com um vestido folgado, por exemplo. A estrutura fixa de uma contrapõe muito bem o volume mais solto do outro. Já aquelas um pouco mais flexíveis, especialmente com aplicações em brilho, podem ser uma ótima pedida para um look noturno de uma ocasião que exija um pouco mais de requinte, como um jantar.

As totes de tecidos naturais

Vale se atentar ao fato de que as modelagens das totes como surgiram, lá nos anos 40, ainda têm seu lugar em nossos corações e guarda roupas, especialmente para ocasiões mais descontraídas, como uma tarde no parque ou uma visita a um museu.

Elas foram desenvolvidas exatamente para esse tipo de atividade em que se necessita levar uma grande quantidade de objetos. Nesses casos, apesar da necessidade de espaço, não se deseja a utilização de materiais que remetam a compromissos sociais ou trabalho.

Nos últimos anos, entretanto, as totes de tecidos naturais se tornaram, também, um símbolo cultural ligado à sustentabilidade. Consequentemente, ganharam mais atenção do mundo fashion que começou a produzir modelos mais descolados utilizando esses materiais. Ainda assim, por serem feitas de tecidos que remetem à descontração, mesmo aquelas mais elaboradas combinam melhor com looks para atividades diurnas.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*