Os destinos mais surpreendentes para o turismo ecológico no Cerrado

O segundo maior bioma do Brasil encanta turistas com suas belezas naturais e rica biodiversidade

O Brasil é um país de incontáveis belezas naturais, com paisagens deslumbrantes e recantos capazes de conquistar qualquer turista. Esse fator acaba impulsionando o ecoturismo no país, e cada vez mais brasileiros estão dispostos a conhecer todos esses lugares incríveis que o Brasil abriga.

Muitos desses locais se encontram no Cerrado brasileiro, o segundo maior bioma do Brasil. Cobrindo cerca de 22% de todo o território nacional, é mais predominante na região central, sobretudo em estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Minas Gerais e Maranhão. A biodiversidade da “savana brasileira” é bastante rica, com uma enorme variedade de espécies de animais e vegetais.

Dessa forma, com inúmeros lugares fascinantes para conhecer, quais seriam os destinos mais surpreendentes do Cerrado brasileiro? Antes de marcar a sua reserva em um hotel em Goiânia para aproveitar essas maravilhas da natureza, conheça alguns dos destinos que não podem ficar de fora da sua viagem.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO)

Uma das maiores pérolas do Cerrado brasileiro é o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no estado de Goiás. Para quem pretende visitar o parque, a melhor opção de estadia é na cidade de Alto Paraíso de Goiás, localizada a 425 km de Goiânia, capital do estado, e a 223 km de Brasília.

Os mais de 240 mil hectares do parque englobam muitas belezas naturais, que incluem nascentes, cachoeiras, rios cristalinos e formações geológicas de bilhões de anos. Ao fazer uma das várias trilhas possíveis, uma das paradas obrigatórias é a Cachoeira de Santa Bárbara, próximo à comunidade quilombola Kalunga. Já na Fazenda São Bento estão outras duas cachoeiras incríveis, Almécegas I e Almécegas II. O passeio não está completo sem conhecer o Vale da Lua, um lugar deslumbrante no qual as pedras parecem formar portais mágicos.

Parque Estadual do Jalapão (TO)

Outro parque que irá encantar os turistas é o Parque Estadual do Jalapão, localizado no estado de Tocantins, próximo à cidade de Mateiros, a 305 km de Palmas. Ele conta com diversas atrações, inclusive uma atividade bem inusitada: mergulhar sem afundar! Isso porque as águas dos fervedouros brotam com tanta pressão, que é possível flutuar com bastante facilidade. O Fervedouro Bela Vista e o Ceiça são as melhores opções.

Além deles, o parque também conta com outros encantos. A grande Cachoeira da Velha é a opção perfeita para quem gosta de atividades radicais, sendo possível pegar um caiaque para se aventurar pelas águas ou praticar rafting. Outro programa inesquecível é fazer a trilha que leva ao topo da Serra do Espírito Santo, que proporciona uma vista inacreditável de todo o lugar.

Bonito (MS)

É impossível falar de ecoturismo no Cerrado brasileiro sem citar a cidade de Bonito, a 300 km de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Fugindo da agitação das grandes cidades, esse município, como o nome sugere, guarda muitas das mais bonitas e deslumbrantes maravilhas naturais existentes no país.

Por exemplo, é possível se refrescar e desfrutar das águas cristalinas da Nascente Azul e do Rio Sucuri. Outro passeio imperdível é a Gruta do Lago Azul, uma caverna de coloração única com 90 metros de profundidade, que permite fazer mergulho e vivenciar uma experiência única de vida. Já para os amantes de esportes radicais, há a possibilidade de praticar rapel também dentro de uma caverna, dessa vez no Abismo Anhumas. O passeio fica completo com uma visita ao Parque das Cachoeiras, repleto de quedas d’água fascinantes e encantadoras.

Diamantina (MG)

Diamantina é uma cidade histórica de Minas Gerais que fica a 296 km de Belo Horizonte, a capital do estado. Ela faz parte da chamada Rota do Ouro, criada durante o período colonial do Brasil, e é um charmoso município repleto de construções que datam do século XVIII, preservando essa parte importante da história do país.

Para os fãs de arquitetura e história, vale a pena visitar a Igreja São Francisco de Assis, uma construção linda e histórica. A cidade é terra natal do ex-presidente Juscelino Kubitschek — inclusive, uma das casas em que ele viveu tornou-se um museu e pode ser visitada. Se o foco da viagem for o ecoturismo, é imprescindível visitar o Parque Estadual do Biribiri, aproveitando para renovar as energias com um banho de cachoeira.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*