Adrenalina sobre duas rodas conheça a origem e a história do motocross

Você sabia que o motocross existe desde o século XVIII? Leia mais sobre a história e a origem desse esporte que tem a adrenalina como regra número um.

Se você busca adrenalina e aventura em um esporte e ainda é um admirador de motocicletas, precisa conhecer este esporte que une motocicletas off-road e circuitos cheios de desafios.

O motocross é um esporte de alto impacto, que envolve intenso treinamento e equipamentos tecnológicos que possibilitam um alto desempenho nas provas. Mas você sabia que nem sempre foi assim? Continue lendo para saber um pouco mais sobre a origem e a história dessa modalidade tão fascinante.

Motocross no século XVIII

Por incrível que pareça, o motocross existe desde o século XVIII, com a invenção das primeiras motocicletas. Isso ocorreu porque, na Inglaterra, local de desenvolvimento das primeiras motos, elas já eram utilizadas em pistas de cross country.

Essa primeira versão do motocross está mais próxima de um passeio nos campos, nas beiras de riachos ou um cenário bucólico entre as árvores do que propriamente um esporte bem definido que coloca os atletas no limite da adrenalina.

Obviamente o formato das corridas mudou muito desde até os dias atuais. As manobras consistiam apenas na realização de curvas mais ou menos abertas e a velocidade era infinitamente menor.

Os equipamentos de segurança também deixavam a desejar e o esporte apresentava enormes riscos aos praticantes: o capacete desenvolvido na época não oferecia proteção suficiente para os riscos apresentados pelas pistas de motocross.

Nessa época, o esporte não era denominado motocross e não havia uma padronização das regras para sua realização. O resultado das provas era determinado pelas faltas cometidas pelos pilotos e tudo isso era avaliado por juízes posicionados ao longo da pista.

Motocross na Europa e Estados Unidos

O motocross que conhecemos hoje surgiu a partir da popularização das corridas de moto pela Europa e Estados Unidos. O nome “motocross” veio da popularização da modalidade na Holanda e Bélgica: antes era conhecido popularmente como scamble.

A primeira prova com regras pré-estabelecidas foi realizada na França em 1939. E ainda demoraria muito para que o motocross fosse reconhecido como uma modalidade esportiva. Porém, isso ainda não significou uma popularização massiva das corridas. Isso só foi ocorrer nas décadas de 1950 e 1960, mas ainda eram muito restritas ao continente europeu. 

O desenvolvimento das corridas na América se deu a partir dos Estados Unidos na década de 1960, quando o país começou a receber atletas, como Edison Dye, para competir em suas categorias. 

O atleta Roger de Coster é um dos principais nomes que influenciaram a popularização do motocross em solo norte-americano. Mas, mesmo com esses nomes de peso, os pilotos americanos ainda estavam muito atrás dos europeus.

Contudo, era um caminho sem volta: o motocross já havia conquistado o coração do norte-americano e estava aos poucos se tornando um dos esportes mais populares do país.

Nos Estados Unidos foi inventado o supercross, que utiliza pistas artificiais feitas em grandes estádios, enquanto o motocross mantém sua tradição advinda do século XVIII de ser uma corrida em pista natural, enfrentando obstáculos impostos pelo próprio ambiente.

O supercross nasceu para, principalmente, agradar as grandes multidões que começaram a apreciar o esporte. As voltas são mais curtas e os saltos são mais altos, para fazer com que a torcida vibre de adrenalina.

Motocross no Brasil

O motocross demorou cerca de 20 anos para chegar ao Brasil e não foi uma chegada muito fácil. As condições eram precárias e os primeiros pilotos tiveram que criar um cenário do zero. Os atletas estrangeiros foram os maiores responsáveis pela introdução de manobras mais agressivas e com muita adrenalina.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*