5 fatores que atrapalham o estudo sozinho

Hoje em dia o ensino de modalidade à distância está em crescimento, em boa parte por causa da COVID-19.

No entanto, também há profissionais querendo mais qualificação para mudar de área de trabalho, concurseiros que buscam uma chance de passar em concursos públicos e até estudantes querendo começar uma carreira em uma empresa de Google Ads, já que o marketing digital é um dos setores que foram beneficiados com a pandemia.

Porém, estudar sozinho não é fácil. Há alguns fatores que atrapalham essa atividade, dificultando a vida e os objetivos de um estudante EaD. Confira 5 fatores que atrapalham o estudo sozinho.

1.     Falta de hábito no início

Você não vai conseguir sucesso logo de início. Por isso é tão importante se manter motivado. A modalidade de ensino EaD é diferente da presencial. Ou seja, há hábitos e habilidades pessoais que você precisa desenvolver para conseguir estudar com máxima produtividade.

Você precisa ter foco, concentração e persistência, além de ter um canto de estudos tranquilo, entre outros requisitos.

2.     Cansaço extremo

É lógico pensar que estudar à distância não é sua única atividade no cotidiano. Você pode unir essa tarefa com trabalho fora, outro tipo de estudo, além de obrigações domésticas. Por isso, é necessário bastante força de vontade para vencer o cansaço.

Um dos maiores erros cometidos por estudantes EaD é a tentação de estudar muito conteúdo de uma vez ou passar horas estudando. Isso só diminui seu desempenho acadêmico.

A opção ideal é ter um horário fixo estabelecido para estudar, com um cronograma de conteúdos para o estudo diário.

3.     Falta de apoio dos familiares

Uma das maiores necessidades para estudar EaD é ter um espaço em sua casa para se manter concentrado e focado. No entanto, se os familiares não respeitam o local ou os horários de estudo, isso pode acabar com seu desempenho.

Muito barulho, intromissão, interrupção e falta de apoio pode acabar com toda a sua motivação. Além disso, a falta de suporte dos familiares com seus objetivos pode afetar sua autoconfiança para estudar sozinho também.

4.     Vergonha dos fracassos

Caso você não esteja conseguindo cumprir os seus horários, reter o conteúdo estudado, esteja muito cansado e com falta de motivação, pode dar a sensação de fracasso após fracasso.

O necessário é começar do zero, com uma atitude mais positiva, um espaço de estudos organizado e sem interrupções, além de um cronograma de estudos de acordo com sua capacidade e persistência em criar hábitos de aprendizados, que podem levar pouco mais de dois meses para serem enraizados em sua rotina.

5.      Falta de dinheiro

Apesar de existirem muitos cursos online gratuitos e com certificações, às vezes é necessário investir em uma mesa para computador nova, um notebook mais potente, comprar um curso, comprar materiais de estudo como apostilas, entre outros gastos. Isso pode ser um impedimento para o sucesso de seu desempenho como estudante.

Unir isso à falta de apoio de familiares financeiramente, além de cobranças externas para pagar suas despesas pode ser um fator desconfortável para você continuar estudando sozinho. 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*