Bagagem extraviada: saiba como agir diante desse imprevisto

Aproximadamente 4 malas a cada mil passageiros são extraviadas ao redor do mundo 

Já imaginou se programar para viajar, fazer o checklist e montar a sua mala com tudo o que você precisa e ter a bagagem extraviada? Isso pode acontecer durante viagens. Esse é um dos motivos pelo qual sempre recomendamos a contratação de um seguro de viagem

Segundo o levantamento Sita Baggage IT Insights 2022, produzido pela SITA, empresa líder mundial em comunicação de transportes aéreos, a taxa global de bagagem extraviada aumentou 24%, alcançando uma média de 4,35 malas extraviadas a cada mil passageiros. 

O que é e quais são os principais motivos do extravio de bagagens? 

Você está pronta para viajar. Arruma a mala, faz o check-in de voo e despacha a bagagem. A partir dali, a companhia aérea contratada fica responsável por transportar os seus pertences durante a viagem, garantindo que eles voltarão à sua mão em perfeito estado. 

O extravio acontece quando, por algum motivo, a bagagem se perde na hora do desembarque. Se a sua mala não apareceu na esteira do aeroporto na hora do desembarque, ela pode ter sido extraviada, ou seja, está perdida. 

A bagagem pode ser extraviada por diversos motivos. Pode ser falha da companhia aérea, que não colocou a sua bagagem na esteira, ou pode ser por engano, quando um outro passageiro acaba pegando a sua bagagem sem querer. 

Também é comum que haja o extravio em viagens com muitas conexões, onde acontece a troca de aeronave em diferentes paradas. A mala pode ser perdida ou mesmo roubada, principalmente, se a tag de mala se soltar e a identificação dos pertences se tornar difícil. 

O que fazer em caso de bagagem extraviada? 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), o primeiro passo ao perceber que a sua bagagem foi extraviada é registrar uma reclamação no balcão da companhia aérea. 

Aqui, o passageiro deve fazer o preenchimento do formulário Relatório de Irregularidade de Bagagem (RIB) e detalhar todos os pertences que estavam dentro da mala. 

Depois disso, o passageiro também precisa fazer o registro do extravio de bagagem na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Vale ressaltar que para fazer esses registros é preciso ter em mãos o comprovante do despacho de bagagem, por isso guarde bem esse documento. 

Caso encontre dificuldades em fazer uma das queixas, a saída é registrar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima. Em relação ao resultado da queixa, as companhias aéreas possuem um prazo de 7 dias (voos domésticos) e 21 dias (voos internacionais) para entrar em contato sobre o resultado do processo. 

Caso a bagagem seja localizada, a companhia tem o dever de entregá-la no endereço do passageiro. Caso não seja localizada, a companhia deve entrar em contato para proceder com a indenização ao passageiro que foi prejudicado. 

Como prevenir o extravio de bagagens? 

Para tentar prevenir o extravio de bagagens, você pode tomar certos cuidados. O primeiro deles é a identificação da mala. Para isso, coloque uma tag ou adesivo que contenha as suas informações pessoais de forma legível, como nome, e-mail e telefone.

Faça uso de um cadeado, visto que essa pode ser uma maneira não só de prevenção contra o extravio, mas até mesmo de evitar furto de itens da sua mala, caso ela seja extraviada. Outra boa dica é evitar pegar voos com várias conexões, principalmente, conexões entre diferentes companhias aéreas, o que pode facilitar o extravio. 

Por fim, a última dica é tentar diferenciar a sua mala. Para isso, comprar uma mala de cor diferente pode ser uma opção. Use uma tag ou adesivo que chame atenção e seja facilmente reconhecido. 

Com as nossas dicas, ficará muito mais fácil lidar com o processo de extravio de bagagem. Essa é uma situação bastante chata, mas que precisa ser tratada com tranquilidade. Busque tomar todos os cuidados possíveis e guarde os comprovantes para ter a garantia de recebimento da bagagem ou a indenização da companhia aérea.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*