8 dicas para sair da sua zona de conforto e viajar com segurança

As férias são um dos melhores momentos do ano. Durante esse período, conseguimos descansar, aproveitar a família, viajar com os amigos, conhecer novos lugares e construir memórias afetivas que ocupam um lugar especial em nossas vidas. 

Muitas pessoas viajam pouco pois não têm o costume de planejar seus passeios com antecedência. Assim, acabam perdendo as melhores ofertas de seguro e passagens, o orçamento fica apertado e o passeio é adiado. 

Mas será que tem como sair da zona de conforto, aprender a planejar e começar a viajar com mais frequência e segurança? Confira as dicas.

1. Planeje sua viagem com antecedência

Toda viagem, seja nacional, seja internacional, deve ser planejada com antecedência, especialmente quando envolve muitas pessoas.

O planejamento prévio permite aproveitar os melhores preços de passagens e hospedagem, programar os gastos com seguros e demais despesas, antecipar os pagamentos, organizar a documentação com calma e preparar a família. 

Para isso, o primeiro passo é elaborar um bom planejamento. Nele, você vai definir o destino, o orçamento disponível, quem vai viajar, quais são os documentos necessários (passaportes e vistos), os prazos para providenciar esses documentos, entre outros.

A ideia é montar um cronograma contemplando os principais pontos que precisam ser decididos antes de entrar no avião. 

Inclusive, é nessa etapa que você deve definir as datas da viagem, lembrando que a antecedência ajuda a economizar. Por isso, quanto antes você começar a planejar, maiores serão as chances de encontrar promoções e ofertas especiais. 

2. Defina um orçamento

O orçamento é um ponto-chave do seu planejamento. Ele vai trazer uma referência de valor máximo que você pretende gastar em toda a viagem. 

Nesse orçamento, considere os custos com passagem aérea, hospedagem, documentação, passeios, alimentação, enfim, todo recurso necessário para cobrir as despesas.

Estabeleça um valor realista e condizente com a experiência que você pretende ter. Uma viagem internacional pode ter custos bastante variados, tudo depende, por exemplo, do tipo de estadia, dos restaurantes e dos passeios que serão escolhidos.

3. Escolha o destino

Com o planejamento pré-definido e o orçamento traçado, chega o momento de escolher o destino. Se você vai viajar em família, leve em consideração a idade e os interesses de todos. Quem vai viajar com os amigos, deve considerar a escolha de locais que ofereçam atrações e experiências condizentes com o perfil do grupo.

4. Compre as passagens aéreas

Assim que tiver em mãos as datas e o destino escolhido, comece a pesquisar o preço das passagens aéreas. De uma forma geral, as compras realizadas com bastante antecedência são vantajosas sob o ponto de vista financeiro. 

5. Providencie o seguro viagem

Em viagens nacionais ou internacionais, o seguro viagem é um requisito essencial para quem deseja viajar com segurança. Ninguém espera que algo ruim aconteça, porém, sabemos que imprevistos podem acontecer e devemos estar preparados para lidar com eles. O seguro viagem oferece a proteção e o suporte necessários caso você tenha qualquer imprevisto durante a viagem.  

6. Reserve o local da hospedagem

Depois de comprar as passagens aéreas e providenciar o seguro, comece a pesquisar hotéis e pousadas. Sempre considere a localização das hospedagens e os serviços oferecidos.

Uma excelente maneira de verificar a qualidade do local é por meio do feedback de outros viajantes. Você encontra muitos depoimentos na internet, basta dedicar um tempo para a pesquisa. 

7. Monte o roteiro

Agora que você já fez as principais compras, contratações e reservas, chegou a hora mais divertida: montar o roteiro de viagem.

Defina os locais que serão visitados: restaurantes, parques, museus, entre outros. Se você ficar em mais de uma cidade, não se esqueça de ajustar as suas reservas nos hotéis com antecedência.

Também é importante ficar atento à logística entre uma cidade e outra. Avalie se é melhor realizar a locomoção por transporte público ou por meio da locação de um automóvel. Caso opte pela locação, é interessante realizar as reservas do carro com antecedência. 

8. Compre os tickets de passeios

Por fim, uma dica de ouro, principalmente para quem deseja visitar parques temáticos e museus fora do país: compre os bilhetes de acesso com antecedência.

Geralmente você consegue fazer a compra diretamente nos sites. Caso espere para comprar no dia do passeio, você corre o risco de não ter acesso, uma vez que esses ingressos costumam esgotar rapidamente. 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*