Cidades históricas do Brasil para você conhecer

Lugares como Salvador são repletos de cultura e valor histórico para todos os tipos de turista

O Brasil é um dos países mais ricos culturalmente para quem deseja investir em viagens de curta, média ou longa duração. Desde uma viagem a Salvador com a família, até explorar campings em parques nacionais, as entranhas do país escondem diversas construções históricas para serem exploradas com ou sem a ajuda de guias turísticos.

Para você ficar com mais vontade de conhecer o Brasil a fundo, separamos algumas das melhores cidades históricas para conhecer em qualquer época do ano. Confira locais e dicas de como viajar gastando menos, sem deixar de aproveitar passeios essenciais.

São João del-Rei (MG)

Na lista das maiores cidades setecentistas ainda de pé no Brasil, São João del-Rei é uma cidade mineira repleta de locais históricos para serem visitados. O centro da cidade oferece igrejas históricas, caminhos usados pelos bandeirantes, prédios centenários e minas soterradas que formam uma cidade subterrânea. 

Além de toda a história que enriquece todos os pontos da cidade, São João del-Rei abriga a Universidade Federal de São João del-Rei, que movimenta bares e praças durante a noite.

Tiradentes (MG)

Cidade vizinha de São João del-Rei, Tiradentes é uma cidade que dispensa apresentações para quem gosta de história brasileira. A arquitetura das igrejas é um dos maiores atrativos, com exemplos da arte do período barroco que se preservam até hoje.

Personalidades como Aleijadinho e Tiradentes são atrelados à cidade, um pela sua contribuição na arte brasileira, e o outro pela luta contra o governo monárquico.

As casas do período colonial dão o charme final na vila, ocupadas por lojas de artesanato, doces e outras comidas locais, além de bares e restaurantes badalados.

Salvador (BA)

Uma das cidades mais lembradas quando o assunto é diversidade e cultura brasileira é Salvador. A região abriga muita história do período colonial português, além da forte influência de culturas afro-brasileiras e de povos litorâneos.

Para visitar o Pelourinho, escadarias e igrejas são paradas obrigatórias, que reservam surpresas até mesmo para quem não gosta de passar horas estudando sobre a cultura local.

A gastronomia baiana é uma das mais completas, agradando pessoas tanto com paladar mais conservador, até quem gosta de experimentar novos sabores exóticos.

Santos (SP)

Lembrada quase sempre pela existência do porto na cidade, um dos mais importantes para a circulação de mercadorias no país, a cidade de Santos é um dos exemplos de cidades históricas a poucas horas de distância. 

O bairro Valongo, localizado na região central, abriga espaços como o Museu do Café, a Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, prédios tombados e muita história sobre o movimentado período econômico onde o café era a principal commodity no país.

Petrópolis (RJ)

Assim como Tiradentes, Petrópolis é uma cidade com amplo acervo a céu aberto da história do período colonial português no Brasil. Ruas de tijolos, casinhas simpáticas e coloridas, além das tradicionais cervejarias e fábricas compõem o cenário de uma das cidades históricas mais charmosas por aqui.

Para além da quantidade de passeios e locais históricos para visitar, Petrópolis é um refúgio de serra para quem busca relaxar nos finais de semana com a família, amigos, ou até sozinho.

Como visitar cada cidade histórica no Brasil

Uma das vantagens de viajar no Brasil é a possibilidade de escolher entre diferentes tipos de transporte. Em locais como Tiradentes ou Salvador, é possível se deslocar entre os principais pontos a pé, ou com o próprio veículo.

Para locais mais afastados, o ideal é conferir a disponibilidade de aluguel de veículos, situação das estradas e existência de serviços de mobilidade. De ônibus, avião ou carro, o importante é estar pronto para ficar de queixo caído com a beleza e riqueza das cidades ao redor do Brasil.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*